Nossos parceiros da Escola da Cidade compartilharam conosco mais um vídeo do Baú da Escola, desta vez da aula conjunta dos cursos de pós-graduação de Geografia, Cidade e Arquitetura eArquitetura, Educação e Sociedade, na qual Camilo Restrepo colocou em discussão como o arquiteto desempenha a função de projeto.
Contextualizando a prática e problemática arquitetônica na Colômbia, tais como a homogeneização das incertezas em relação aos desastres naturais e humanos, o arquiteto sugere uma redefinição da disciplina de arquitetura a partir do tema Fundamentals da Bienal de Veneza deste ano.
Apontando seu interesse na intersecção de várias disciplinas, Restrepo afirma que, embora lidando com o input de disciplinas como política, economia, geografia, o arquiteto deve sempre fazer com que seu output resulte em arquitetura resolvendo as problemáticas. Caso não o faça, estaria desempenhando o papel de outro especialista, que estaria mais apto a conversar e abordar o tema de sua área.
Camilo Restrepo Ochoa é fundador do escritório AGENdA. Arquiteto pela UPB-Medellín, Mestre em Arquitetura, Urbanismo e Cultura Urbana pela UPC Barcelona e docente na Universidade de Harvard – Graduate School of Design.
Via Escola da Cidade.